Vamos falar de cólicas nos bebés

21.1.16

O que são as cólicas?
A cólica é uma dor que ocorre em órgãos ocos, especialmente estômago, intestino e útero.

Porque o bebé tem cólicas?
Podem se atribuir vários fatores, assim como a alteração do leite materno ao longo do dia, aingestão de ar e dificuldade de o expelir, introdução do leite adaptado, o sistema gastro-intestinal ainda imaturo.

Um estudo da Universidade do Texas, Estados Unidos, relata ter identificado a bactéria causadora das cólicas. O nome é Klebsiella, que pode ser encontrada na boca, pele e intestinos dos bebés. Embora ainda não esteja confirmado que seja uma cousa direta.

Sinais para os quais deverá estar atenta
Quando o bebé se apresenta irritado, impaciente, quando o rosto fica avermelhado, o choro  fica incontrolado, o bebé fica com contração nas pernas pode estar a acontecer uma dor persistente e aguda.

O que a mãe deve fazer?
A primeira coisa a fazer é manter a calma. Assegure-se que a alimentação da mãe é a correta. Mantenha todas as boas práticas e  cuidados na amamentação. Manter a vigilância ao funcionamento intestinal e também utilizar algumas técnicas de relaxamento.

Algumas dicas para evitar as cólicas
Segure o bebé bem apertadinho para que se sinta aconchegado, coloque-o num ambiente sem muitos estímulos, carregue-o  num canguru ou sling,  passeie ou balance (não muito) o carrinho, alguns barulhos constantes ou rítmicos, podem acalmar alguns bebés, o uso da chupeta podem acalmar o bebé,  também pode fazer uma massagem leve : Shantala e procure fazer movimentos de bicicleta com as pernas dele ou massajar a barriga com delicadeza para estimular a evacuação, o que também pode ajudar.


Mais Dicas
- ponha o bebê para arrotar depois de cada mamada
- procure manter o bebê com a cabeça levantada na hora de dar de mamar.
- certifique-se se ele está a pegar bem no peito e experimente variar as posições de amamentar.
- certifique-se de que ele não está engolindo ar.
- o pediatra pode receitar uma medicação (gotas de dimeticona ou simeticona) para ajudar o bebê a aliviar o acumular de gás na barriguinha. Eu pessoalmente não concordo.

“Existem bolsas térmicas de cereais que podem ser aquecidas no micro-ondas, mas cuidado com a temperatura.
Sempre recomendo que ela seja envolvida por um pano e nunca colocada direto na pele do bebê”, ensina  Dra Edineuda Torino, pediatra.

Almofada de Cereais com alfazema

Benefícios
- calor húmido alivia a dor, o espasmo
- relaxamento muscular
- aumento fluxo sanguíneo
- sensação de conforto
- fácil usar

Modo de Usar
- aquecer 90 segundos no micro-ondas
- envolver numa fralda
- verificar a temperatura
- colocar no abdómen do bebé 10 minutos (nunca diretamente)
- repetir passada 1 hora

Saber mais aqui.





You Might Also Like

0 comentários

Subscribe